quarta-feira, 2 de março de 2016

Secretária de Educação, Professora Teresinha Brito, cumpre agenda de Trabalho em Brasília


A Secretária Municipal de Educação de São Raimundo das Mangabeiras, Professora Teresinha Brito Coêlho, esteve em Brasília nessa segunda-feira, 29 de fevereiro, para uma reunião sobre o PAR (Plano de Ação Articulada), que é o maior plano de gestão educacional do município. O plano que está sendo gestado terá vigência entre 2016 e 2019, no qual estarão contidas as melhores propostas para a Educação de São Raimundo das Mangabeiras para os próximos quatro anos.

Na oportunidade, os presentes contaram com o apoio e presença do Deputado Federal Rubens Junior (PC do B) e do Ministro da Educação, Aloízio Mercadante, que prometeu investimentos novos para o setor e o não afetamento do mesmo pela da crise econômica, principalmente naquilo que é primordial para uma boa oferta de educação aos maranhenses. O encontro contou com a presença de representantes de 22 municípios do estado e foi uma iniciativa do deputado Rubens Pereira Jr.

Além de participar da reunião sobre o PAR, a Secretária informou que buscou informações e orientações sobre outros programas já existentes no município, buscando assim o fortalecendo ainda mais da Educação local, “lançando a semente, que é o PAR, para os bons frutos que serão colhidos na próxima gestão”.

Teresinha ressaltou ainda “a valiosa atuação” do Deputado Federal Rubens Jr, “que foi quem programou o encontro, preocupado em orientar os munícipios parceiros a se fortalecerem a fim de otimizar os recursos destinados a Educação”.

Teresinha Brito avaliou o encontro como uma excelente oportunidade de relacionamento entre governo federal e municípios, “que em linha direta, se complementam para uma Educação comprometida para todos”.

O que é o PAR

O PAR é o planejamento multidimensional da política de educação que os municípios, os estados e o DF devem fazer para um período de quatro anos. O PAR é coordenado pela secretaria municipal/estadual de educação, mas deve ser elaborado com a participação de gestores, de professores e da comunidade local.

Para ajudar os municípios e os estados na elaboração dos planos, o MEC oferece um roteiro de ações com pontuação de um a quatro, 13 tipos de tabelas com dados demográficos e do censo escolar de cada ente federativo e informações sobre como preencher os dados. Os itens pontuados pelo município/estado com os números um e dois representam suas maiores prioridades.

A formação de professores, por exemplo, aparece na maioria dos planos apresentados ao MEC com os números um e dois. A maior parte dos municípios com PAR pronto tem interesse na construção de creches e na melhoria da infraestrutura das escolas urbanas e rurais, ações que dependem de assistência técnica, mas, principalmente, da transferência de recursos federais aos municípios.

terça-feira, 1 de março de 2016

Polícia prende três pessoas com maconha e 71 pedras de crack em São Raimundo das Mangabeiras


Policiais da 3ª Companhia do 4º BPM (Batalhão de Polícia Militar), prenderam nesta terça-feira, 01, em São Raimundo das Mangabeiras, três pessoas por tráfico de drogas, Jose William (Psiu) Maria Divina (Dina) e Marinês Marques da Silva. Com os mesmos foram encontradas 71 pedras de crack e 2 tabletes de maconha.

As prisões ocorreram no Bairro São José durante uma ronda Polícia Militar. A Guarnição era composta pelo Tenente Furtado, Cabo Antônio Alves, Cabo Ribeiro, Cabo Arruda, Cabo Carlos Alberto, Soldado Tiago e Soldada Suzana.

Redação: João Batista Passos, com informações e foto do site Diário de Balsas

3ª Companhia do 4º BPM, sediada em São Raimundo das Mangabeiras, recebe novos policiais


A 3ª Companhia do 4º BPM (Batalhão de Polícia Militar), sediada em São Raimundo das Mangabeiras, recebeu nessa segunda-feira, 29 de fevereiro, sete novos soldados PM, recém formados, que atuarão nas cidades de Loreto, Sambaíba e São Félix de Balsas.

O comandante da 3ª Companhia PM Tenente Furtado recepcionou os PMS e destacou a importância deles para “uma maior efetividade na segurança pública dos municípios da área da companhia”, lembrou ainda o tenente que os novos PMS são “formados com técnicas novas e modernas em segurança pública visando sempre a proteção da sociedade”.

A 3ª Companhia do 4º BPM abrange os municípios de Loreto, Sambaíba, São Felix de Balsas e São Raimundo das Mangabeiras.

Redação: João Batista Passos, com Informações e Fotos da 3ª Companhia de Polícia de São Raimundo das Mangabeiras.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Secretaria de Saúde de São Raimundo das Mangabeiras realiza mobilização contra o Aedes Aegypti


A Secretaria Municipal de Saúde de São Raimundo das Mangabeiras, através da Vigilância Epidemiológica, com a participação dos Agentes de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde, está realizando mobilização na zona rural e urbana do município para combater focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor do vírus da dengue, zika e da chikungunya, bem como campanha de conscientização junto à população. A mobilização envolve também visitas às escolas e parceria com o departamento de limpeza pública.

Anildo Oliveira, Coordenador da Vigilância Epidemiológica, explica que os mutirões que estão sendo realizados possibilitará “fechar o ciclo [de trabalho] dentro do prazo previsto” e que a participação da população é importante para evitar os focos do mosquito.

Anildo ressalta ainda a importância da parceria com todos os órgãos do governo no combate ao Aedes Aegypti. “Dentro do combate ao mosquito a gente tem que ter todo o governo envolvido e a gente está tendo, o departamento de limpeza, secretaria de saúde, também temos um projeto com a educação, com palestras nas escolas”, esclarece.

Campanha Nacional

O Ministério da Saúde em parceria com os governos estaduais e municipais está desenvolvendo uma intensa campanha de prevenção e combate ao Aedes Aegypti. Para orientar a sociedade, o ministério criou um site com orientações sobre o Aedes e as doenças que ele causa. Acesse e mantenha-se informado: www.combateaedes.saude.gov.br




quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Opinião: Em defesa da não realização de shows com dinheiro público; Educação deveria ser prioridade



Desde que comecei a entender a sociedade em que estou inserido venho passando por muitas metamorfoses. Geralmente ouvia professores falando de direitos, que temos que lutar por eles, que temos direito a isso e aquilo. O ser onipresente chamado estado (governos municipais, estaduais e federal) deve cuidar de nossas vidas e garantir a nossa segurança, garantir que tenhamos acesso a educação, saúde, cultura, esporte, lazer, infraestrutura de qualidade, aposentadoria e muitas outras coisas boas. O tempo passa e a realidade nos dá um tapa na cara, nos mostra que os serviços públicos não são bons, a educação não é de qualidade, assim como a saúde, a segurança, a infraestrutura, a cultura e o lazer.

Nesta jornada de aprendizado que é a vida, depois de ler algumas coisas (pois ler nunca é muito) e refletir bastante sobre muitas questões sociais e políticas, entendi que alguns serviços públicos podem ser destinados a todos os cidadãos e que outros não, pois dependem dos anseios culturais de grupos distintos, como os grupos religiosos, por exemplo. A partir disso foi possível concluir que muitas ações voltadas para a cultura e o esporte, por exemplo, não são para toda a sociedade, mas sim para grupos de pessoas que se interessam por essas áreas. O dinheiro público seria melhor investido se determinadas políticas públicas estivessem inseridas em outras, como a cultura e o esporte inseridas na educação. Este texto não é insuficiente para abordar tudo sobre a questão, mas é possível resumir e chegar ao objetivo, que é defender que o dinheiro público não seja aplicado em shows, algo muito comum em todo o Brasil, e que esses recursos teriam melhor retorno se fossem destinados à educação, em beneficio da cultura e do esporte.

A cultura e o esporte, no âmbito público, deveriam estar restritas aos ambientes em que é possível abranger o maior número possível de indivíduos, tendo como objetivo de longo prazo o desenvolvimento da nação. No cenário político administrativo que temos o melhor lugar para investir em cultura e esporte é no âmbito educacional. Portanto, cultura e esporte deveriam ser políticas públicas dentro da escola. Fora da escola a iniciativa privada poderia conduzir o processo. Além de aumentar e focalizar os recursos e de profissionalizar mais jovens nas diversas práticas esportivas e culturais, tal iniciativa possibilitaria o surgimento de um mercado competitivo voltado para essas áreas. Associações e empresas poderiam ser criadas para organizarem competições em diversas áreas, uma vez que já existiria um público ávido pelos esportes, que seriam os ex-alunos. Novos talentos, como músicos, cantores, compositores, atores, produtores, poetas e outros poderiam sair do ambiente escolar instigados a buscarem profissões na área cultural. Assim como no esporte, poderia ser fortalecido todo um mercado voltado para a cultura ou entretenimento.

Em três parágrafos, é possível observar que é preciso investir nas escolas e que esses investimentos, se bem planejados e bem executados, possibilitariam a ascensão de dois grandes mercados, possibilitando maiores e melhores resultados para o Brasil. Na atualidade, observa-se que os setores cultural e esportivo podem crescer muito no país. No esporte, deixamos de ser o país do futebol, pois muitos países se profissionalizaram enquanto o Brasil criou um monopólio comandado pela CBF, que é constantemente envolvida em escândalos de corrupção. Na música, o que se observa é a proliferação de musicas descartáveis, mesmo assim é um setor bastante diversificado no país. O teatro e o cinema estão restritos ao sudeste e/ou às capitais, mesmo assim não se comunicam com as massas, não existe diversidade que reflita a complexidade que é o Brasil. Por outro lado, a violência aumenta e os autores dos atos são cada vez mais jovens. Jovens que deveriam estar nas escolas estudando e aprendendo os feitos científicos da humanidade, praticando um esporte e aprendendo uma arte.

Investir na educação deixando de gastar dinheiro público com o que não produz resultado é investir no longo prazo, é investir em um futuro melhor para toda a nação. Hoje, a justificativa para a realização de shows com dinheiro público é que esses eventos são importantes para os vendedores ambulantes, para os hotéis, para as indústrias de bebidas e para o entretenimento da massa, acostumada ao famoso pão e circo, o que torna difícil introduzir este debate... Não existe relato de que após um show com dinheiro público os índices educacionais melhoraram. “Mas, os vendedores ambulantes não teriam trabalho!” Exclama alguém. Os vendedores ambulantes de hoje eram os alunos que deveriam ter recebido maior atenção no passado. Mas, o desenvolvimento com foco na educação não impediria que vendedores ambulantes continuassem com as suas atividades, pois os eventos esportivos e culturais poderiam aumentar e não diminuir, com a diferença de que o dinheiro público estaria sendo investido no início da cadeia produtiva, na educação dos profissionais que “agora” são remunerados pelo público consumidor dos serviços culturais e esportivos. O incentivo à educação poderia possibilitar ainda a motivação de pessoas interessadas em ingressarem nesta área. Muitos alunos poderiam ser professores ou empresários da educação. São apenas alguns exemplos, sem citar todas as demais áreas, que passariam a contar com profissionais mais qualificados.

Hoje, o mesmo individuo que reclama que não existe leito e médico no hospital é o mesmo que reclama se o prefeito ou o governador decidir não fazer o carnaval ou o show gospel, que agora também está na moda. Por falar em show gospel, volto à questão da abrangência de determinados serviços públicos com o exemplo deste tipo de evento. Como não é possível abranger todos os públicos com o show de um cantor sertanejo ou de uma banda de forró, uma vez que muitas pessoas não gostam destes estilos, muitos estão passando a cobrar shows públicos de acordo com os seus gostos, como shows evangélicos e/ou católico. Ou seja, ao invés do cidadão que reclama de problemas estruturais ou dos problemas na saúde pedir para que o dinheiro público não seja gasto com shows ele pede para que seja feito um show com o cantor da igreja dele. Com isso, o gasto do dinheiro público com esse tipo de evento tende a aumentar ao invés de diminuir. O caos nos demais serviços é visível.

Atente para o fato do texto não abordar outro problema que afeta os serviços públicos brasileiros, a corrupção, algo que demandaria mais alguns parágrafos. Mas, quanto à questão da correta aplicação dos recursos públicos, sempre chamo a atenção para o fato da sociedade não cobrar dos vereadores o cumprimento de suas funções. Este cargo deveria ser o mais importante cargo público brasileiro, uma vez que cabe a essas pessoas fiscalizarem a aplicação dos recursos públicos. Acontece que, como você pode observar em sua cidade, os vereadores são considerados assessores/ subsecretários dos prefeitos. Para que aja uma verdadeira fiscalização do poder executivo, por parte do poder legislativo, seria preciso que os vereadores atuassem com independência, ou seja, não deveria existir vereador de situação e nem de oposição. Leia mais sobre o tema neste link.

Olhando para a questão imediata da educação, um show com dinheiro público seria suficiente para climatizar algumas dezenas de salas de aula ou para ajudar na construção de quadras esportivas e/ou auditórios nas escolas, ou ainda para a construção de prédios mais modernos. Resta saber se os indivíduos estão prontos para este debate. Infelizmente, pelo que observo cotidianamente, é cada vez maior o número de pessoas desmotivadas com a política. Muitos, no sentido oposto, adotaram a prática de vender o voto, pois assim conseguem algo de concreto dos políticos.

Por fim, elenco alguns entendimentos necessários para a percepção dos problemas sociais e políticos que temos no Brasil. 1) Dinheiro público não é inesgotável; 2) É preciso elegervereadores que cumpram com a sua função; 3) Independentemente de haver ou não show com dinheiro público é preciso investimento em esporte e cultura nas escolas; 4) Os jovens precisam entender o processo político e os problemas do sistema que temos; 5) Os jovens devem participar mais da política, inclusive como candidatos; 6) Se você não quer ser governado por políticos corruptos não venda o seu voto e busque fazer com que as eleições sejam menos corruptas; 7) Se o político ganha a eleição comprando votos ele não irá cumprir com todas as suas obrigações e promessas e permanecerá na vida pública por muitos anos, alguns estão há décadas; 8) Político corrupto é eleito por eleitor corrupto.



IFMA abre 40 vagas para Curso Técnico em Geoprocessamento em São Raimundo das Mangabeiras


O Instituto Federal do Maranhão está com as inscrições abertas para o Processo Seletivo para cursos técnicos que vão ser oferecidos a partir do segundo semestre de 2016. Há 1040 vagas em 12 municípios do Estado. As inscrições vão de 16 de fevereiro a 6 de março e a prova será realizada em 24 de abril. Para São Raimundo das Mangabeiras estão sendo oferecidas 40 vagas para o Curso Técnico em Geoprocessamento, a ser ministrado no período noturno.

O valor da inscrição do seletivo é de R$ 20,00 (vinte reais) e deve ser paga até o dia 7 de março.

Inscrição e mais informações AQUI

Processo Seletivo
As vagas são paras as unidades do IFMA em Barreirinhas, Carolina, Coelho Neto, Grajaú, Pedreiras, Porto Franco, Rosário, São João dos Patos, São José de Ribamar, São Raimundo das Mangabeiras, Timon e Viana.

Os cursos serão oferecidos nas formas concomitante e subsequente ao Ensino Médio. Na forma concomitante, o estudante faz o curso técnico no IFMA e o Ensino Médio em outra instituição de ensino. Já a forma subsequente é para aqueles que já concluíram o Ensino Médio e pretendem obter uma formação profissional.

As provas terão 40 questões de múltipla escolha, sendo 20 de Língua Portuguesa e 20 de Matemática. O conteúdo programático está disponível no edital.

Cursos – Os cursos técnicos do seletivo 2016.2 são: Agenciamento de Viagem, Restaurante e Bar, Meio Ambiente, Automação Industrial, Administração, Agronegócio, Informática, Petróleo e Gás, Eletromecânica, Rede de Computadores, Vestuário, Informática para Internet, Geoprocessamento, Edificações, Análises Químicas e Recursos Humanos.

Em cada curso, 50% das vagas serão destinadas aos candidatos egressos de escolas públicas e 5% serão destinadas aos candidatos com deficiência.

Com Informações do Portal do IFMA