sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Presidente da Câmara de Mangabeiras reúne-se com Promotora de Justiça para tratar sobre votações de prestações de contas e transparência



O Presidente da Câmara Municipal de São Raimundo das Mangabeiras, vereador Irmão Leonardo, reuniu-se nesta sexta-feira, 22 de novembro, com a Promotora de Justiça da Comarca de São Raimundo das Mangabeiras, Hortênsia Fernandes Cavalcanti, para tratar, dentre outros assuntos, do cronograma de prestações de contas da Prefeitura Municipal, bem como para esclarecer pontos relacionados ao portal da transparência e site oficial da Câmara.

Quanto às contas de gestões anteriores, ficou acertado que a Câmara deverá começar a pautá-las a partir do início de 2020. Quanto ao portal da transparência e site oficial foram esclarecidos pontos que estavam gerando dúvida por parte do órgão, como pontos sobre empenhos e relação de servidores. Ficou acertado que demais dúvidas poderão ser sanadas junto aos responsáveis pelas atualizações, o que poderá ser solicitado pelo Ministério Público através de ofícios e/ou recomendações.

Outros assuntos comentadas durante a reunião, versaram sobre a concessão de diárias aos vereadores, seus fundamentos legais e forma de concessão das mesmas pela Câmara. Foi tratado, ainda, sobre os problemas ambientais dos riachos Riachão e Cachoeira, que vêm sendo acompanhados tanto pela Câmara como pelo Ministério Público, e sobre os problemas com queimadas e abastecimento de água no município.

A reunião serviu também para que o presidente da Câmara desse boas vindas à Promotora, que assumiu a comarca de São Raimundo das Mangabeiras recentemente.


quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Câmara de Vereadores de Mangabeiras realiza Sessão Itinerante no Povoado Morro do Chupé


Foi realizada nessa segunda-feira, 18 de novembro, mais uma Sessão Ordinária da Câmara Municipal de São Raimundo das Mangabeiras. A Sessão foi realizada no Povoado Morro do Chupé e contou com a presença de 05 dos 11 vereadores (as): Catré, Cobra, Emerson Cardoso, Emir Alencar e Irmão Leonardo.

Ao longo da Sessão, destinada a debater o projeto de lei orçamentária, os vereadores comentaram sobre a importância do orçamento e da participação da população na discussão do mesmo. A população apontou como necessidades mais urgentes para o povoado a regularização fundiária da área, melhoria do sistema de abastecimento de água, iluminação pública, limpeza pública e infraestrutura das ruas.

Assista!




Confira, AQUI, síntese das falas dos vereadores e demais participantes da sessão

Destaques falas dos vereadores

quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Vereador Júlio da Foto Layser representa a Câmara de Mangabeiras em reunião na Secretaria de Estado do Meio Ambiente


Foi realizada nessa quarta-feira, 13 de novembro, na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), em São Luís, uma reunião para discutir problemas ambientais no Riacho Riachão, em São Raimundo das Mangabeiras. O Vereador Júlio da Foto Layser representou a Câmara Municipal na reunião, acompanhado de representantes de moradores da região próxima ao riacho, do sindicato dos trabalhadores rurais do município e da Fetaema. O Secretário Rafael Carvalho Ribeiro recebeu a comitiva.

A Reunião tratou sobre problemas ambientais que os moradores atribuem à construção de criatórios de peixe próximos ao riacho e à instalação de um pivô para a captação de água para um projeto de irrigação. Os moradores denunciam que as licenças concedidas pela Secretaria estão contribuindo para a degradação o riacho e prejudicando a população da região.

Durante a reunião ficou acertado que a SEMA enviará uma equipe de fiscalização ao município para averiguar as denúncias feitas pelos moradores.

Em março deste ano, vereadores estiveram reunidos com moradores da região no Povoado Sítio Novo. Os moradores receiam que o riacho não tenha capacidade para a captação de água para grandes projetos de irrigação. Os moradores também estão preocupados com criatórios de peixe próximos ao riacho.

quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Destaques da Sessão Ordinária da Câmara de Mangabeiras do dia 11 de novembro de 2019


Foi realizada nessa segunda-feira, 11 de novembro, mais uma Sessão Ordinária da Câmara Municipal de São Raimundo das Mangabeiras. A Sessão contou com a presença de 10 dos 11 vereadores (as): Alessandra Alvarenga, Catré, Cobra, Darleia Oliveira, Emerson Cardoso, Emir Alencar, Júlio da Foto Layser, Irmão Leonardo, Maurício Dião e Nonato da Papelaria. Foi justificada a ausência do Vereador Ailton Costa.

Dentre os assuntos da sessão, os vereadores comentaram sobre a necessidade de melhorias de estradas vicinais, pontes e ruas. Também ficou decidido que a próxima sessão, no dia 18 de novembro, será realizada no Povoado Morro do Chupé, com o intuito de debater o projeto de lei n° 06/2019, que estima a receita e fixa a despesa do Município de São Raimundo das Mangabeiras para o exercício de 2020.

Assista!



Confira, AQUI, síntese das falas dos vereadores e demais participantes da sessão

Destaques falas dos vereadores

quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Destaques da Sessão Ordinária da Câmara de Mangabeiras do dia 04 de novembro de 2019

Foi realizada nessa segunda-feira, 04 de novembro, mais uma Sessão Ordinária da Câmara Municipal de São Raimundo das Mangabeiras. A Sessão contou com a presença de todos os 11 vereadores (as): Ailton Costa, Alessandra Alvarenga, Catré, Cobra, Darleia Oliveira, Emerson Cardoso, Emir Alencar, Júlio da Foto Layser, Irmão Leonardo, Maurício Dião e Nonato da Papelaria.

A Sessão marcou o retorno do Vereador Cobra ao cargo de vereador. O mesmo estava de licença desde o dia 10 de junho, quando passou a ocupar a Secretaria Municipal de Infraestrutura. Com a volta do Vereador Cobra, Pedro Alves de Sousa (Pedro Violão) retorna à suplência.

Durante a Sessão foram aprovados três projetos de lei de autoria do Vereador Emerson Cardoso; Projeto de Lei do Legislativo N° 04/2019: Dispõe sobre a proibição de materiais que tratem ou façam alusão à ideologia de gênero nas escolas municipais de São Raimundo das Mangabeiras, e dá outras providências.; Projeto de Lei do Legislativo N° 05/2019: Dispõe sobre a obrigatoriedade de hospitais e postos de saúde públicos e instituições congêneres privadas do município de São Raimundo das Mangabeiras notificarem o atendimento de crianças e adolescentes com sintomas de bebida alcoólica e/ou entorpecentes e dá outras providências; e Projeto de Lei do Legislativo N° 06/2019: Dispõe sobre a obrigatoriedade da afixação do número do telefone da ouvidoria geral do Município de São Raimundo das Mangabeiras nos locais que especifica, e dá outras providências.

Acompanhe as atividades parlamentares através do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) - https://sapl.saoraimundodasmangabeiras.ma.leg.br/

Assista!



Confira, AQUI, síntese das falas dos vereadores e demais participantes da sessão

Destaques falas dos vereadores:

segunda-feira, 4 de novembro de 2019

Mangabeirense que gravou vídeo que viralizou Caneta Azul grava depoimento para o Programa Hora do Faro


O mangabeirense Cledes Fernandes, que gravou a versão do hit "Caneta Azul, Azul Caneta" que viralizou na internet nas últimas semanas, gravou depoimento para o Programa "Hora do Faro", da TV Record. Nesse domingo, 03 de novembro, a equipe do Programa esteve em Balsas e gravou diversos depoimentos e cenas para contar a história de Manoel Gomes, que deve ir ao ar no próximo domingo, 10 de novembro. A matéria está sendo produzida pelo jornalista Humberto Ascencio.

A versão gravada por Cledes, publicada no canal "Canetinho Produção", já foi vista mais de 16 milhões de vezes no yotube (até a manhã do dia 04/11/2019).

Morador de Balsas, Manoel trabalha na empresa AgroSerra, em São Raimundo das Mangabeiras, onde uma das versões mais visualizadas da música foi gravada por Cledes, que também trabalha na empresa. O vídeo foi gravado no dia 14 de outubro.  De lá para cá, a musica viralizou pelo Brasil, tendo sido cantada por diversos artistas, de todas a regiões. A frase virou vários memes e campanhas publicitárias nas redes sociais.

Pelo Facebook, Cledes agradeceu a Manoel Gomes pelo reconhecimento em inseri-lo na história de sucesso da música.


Cledes e Manoel Gomes trabalham na mesma empresa, a AgroSerra, em São Raimundo das Mangabeiras.

Pedro Ticianel,  ao centro, um dos sócios da Agro Serra, tem garantido ao Manoel Gomes o tempo necessário para divulgue o sucesso sem que haja prejuízo ao seu emprego. 

Leia também: