Páginas

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

TSE autoriza envio de forças federais para São Raimundo das Mangabeiras nas eleições 2016


Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral autorizaram na noite desta terça-feira, 27 de setembro, envio de forças federais para 44 municípios maranhenses. São eles: Amarante do Maranhão, Araióses, Água Doce do Maranhão, Arame, Bacuri, Barra do Corda, Fernando Falcão, Benedito Leite, Bequimão, Bom Lugar, Buriti, Buriticupu, Bom Jesus das Selvas, Cajari, Carolina, Codó, Coelho Neto, Coroatá, Cururupu, Guimarães, Lago da Pedra, Matinha, Olinda Nova do Maranhão, Mirador, Sucupira do Norte, Passagem Franca, Buriti Bravo, Penalva, Pinheiro, Pedro do Rosário, Presidente Sarney, Santa Helena, Turilândia, Santa Luzia, Santa Luzia do Paruá, Santa Rita, São José de Ribamar, São Luís, São Raimundo das Mangabeiras, Sambaíba, São Vicente Férrer, Tuntum, Tutóia e São Mateus.

No pedido de força federal para estes 44 municípios, o TRE-MA argumentou ser de “conhecimento geral que o processo eleitoral no país inteiro tem acarretado, com significativo aumento nos últimos pleitos, disputas acirradas entre grupos políticos locais que não raro desencadeiam episódios de violência ora contra eleitores, ora contra esta Justiça especializada, seu patrimônio, juízes e servidores.

O Estado do Maranhão não foge à regra, de modo que tanto nas eleições gerais de 2010 e 2014, quanto nas eleições municipais de 2008 e 2012, foram verificadas ocorrências de tumultos e manifestações de desordem que tinham por único objetivo prejudicar o bom andamento dos trabalhos e gerar um ambiente de insegurança institucional.

Ressalte-se, ainda, que o processo eleitoral municipal, por envolver forças políticas locais, cuja proximidade com o cidadão se dá por via direta, no âmbito cotidiano, torna a disputa pelos cargos eletivos mais contundente, fato que deve ser controlado pela Justiça Eleitoral. Ademais, cabe destacar que a quantidade de municípios para os quais foram solicitados o envio de Força Federal de Segurança denota a grande preocupação dos juízes eleitorais com a boa execução das eleições de outubro próximo, notadamente no que diz respeito à garantia da paz social e ao livre exercício do voto”.

Fonte: TRE-MA

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Operação coordenada pelo MPMA fiscaliza cumprimento da legislação eleitoral em Mangabeiras

Veículos da PRF foram utilizados na operação.
De 16 a 18 de setembro, o Ministério Público do Maranhão promoveu, em parceria com o Judiciário e as polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal, blitzen para fiscalizar o cumprimento da legislação eleitoral no município de São Raimundo das Mangabeiras (a 670km de São Luís). As ações tiveram a coordenação do promotor de Justiça Thiago Barbosa Bernardo.

Motivada por inúmeras informações a respeito de abusos cometidos pelas coligações partidárias, a operação visou coibir propaganda eleitoral irregular, captação ilícita de sufrágio e abuso do poder econômico. Foram fiscalizados vários veículos e pessoas.

Segundo as denúncias, os candidatos estavam utilizando veículos de som de forma abusiva, bem como soltando fogos de artifício de forma desarrazoada, o que é proibido pela Portaria nº 06/2016-34ªZE/MA, da Justiça Eleitoral.

De acordo com o promotor de justiça Thiago Barbosa Bernardo, as medidas deram também uma resposta à população, que comumente vinha à sede da Promotoria de Justiça denunciar abusos cometidos na campanha eleitoral.


terça-feira, 20 de setembro de 2016

Institutos de pesquisa apresentam números antagônicos em São Raimundo das Mangabeiras

Rodrigo Coêlho e Ítalo Cardoso, candidatos a prefeito de São Raimundo das Mangabeiras.
Três institutos de pesquisa registraram pesquisas na justiça eleitoral referentes a São Raimundo das Mangabeiras durante o processo eleitoral deste ano, até o momento. Dois institutos, Dados e Econométrica, apresentaram números favoráveis a Rodrigo Coêlho (PCdoB), enquanto que o Instituo Gauss apresentou números favoráveis a Ítalo Cardoso (PSDB), estando este com 51,3% e Rodrigo com 39,1%, na estimulada, em pesquisa autorizada a ser divulgada nesta terça-feira, 20. 7,5% não sabe e 2,1% Branco/nulo/nenhum.
Gráfico: divulgação.

Gráfico: divulgação.
O levantamento do Instituto Gauss foi feito nos dias 09 e 10 de setembro, ouviu 270 eleitores, foi registrado com o protocolo MA-04140/2016 no dia 14 de setembro, possui intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 3 pontos percentuais. Na Espontânea, Ítalo aparece com 49,8% e Rodrigo com 37,6%. 11,1% não sabe e 21,5% Branco/nulo/nenhum.

Na pesquisa do Instituto Dados, realizada nos dias 05 e 06 de julho (VEJA AQUI), na estimulada, Rodrigo Coêlho (PCdoB) aparece com 50,99% de intenção de votos e Ítalo Cardoso (PSDB) com 29,56%. 16,49% Não Sabe/Não opinou e 2,96% disseram que não votariam em nenhum dos nomes. Considerando apenas os votos válidos, Rodrigo tem 63,30% e Ítalo 36,70%. A pesquisa está registrada na justiça eleitoral com o protocolo/número de identificação: MA-07712/2016. Foram entrevistados 376 eleitores, tanto da zona urbana quanto da zona rural do município. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de 5 pontos percentuais.

Gráfico: divulgação.
Na pesquisa da Econométrica, realizada nos dias 27 e 28 de agosto (VEJA AQUI), Rodrigo Coêlho (PCdoB), aparece com 56,5%, na estimulada, Ítalo Cardoso (PSDB), aparece com 38,9%. Nulos somam 1,3%, Não souberam ou não responderam 3,3%. A pesquisa foi registrada no TSE em 7 de setembro de 2016, sob protocolo de número MA-02189/2016. Foram ouvidos 301 eleitores. A margem de erro é de 5,3% e o intervalo de confiabilidade é de 95%.

Gráfico: divulgação.
Quanto aos registros das pesquisas, outra divergência está na margem de erro. As pesquisas dos institutos Dados e Econométrica apresentam margem de erro de 5 pontos e 5,3 pontos, respectivamente, ambos com mais de 300 entrevistas, enquanto que o instituo Gauss apresenta margem de erro de 3 pontos, tendo entrevistado 270 eleitores. Em estatística, quanto menor a amostra, maior deve ser a margem de erro (VEJA EXPLICAÇÃO AQUI).

Nas disputas eleitorais, é comum institutos divergirem, no entanto, é mais difícil existirem números antagônicos, onde um candidato lidera com folga em um instituto e aparece atrás em outro. Como os dados são antagônicos, as urnas mostrarão se dois institutos erraram ou se apenas um.


sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Polícia Militar em São Raimundo das Mangabeiras tem novo comandante


Foi realizada na manhã desta sexta-feira, 16, a cerimônia de troca de comando da 3ª Companhia de Polícia Militar do 4º BPM, sediada em São Raimundo das Mangabeiras. O Primeiro Tenente Antônio Dias assume no lugar do Tenente Furtado, que era o comandante desde o dia 07 de outubro de 2013, no lugar do Capitão Rogério (VEJA AQUI).

“Juntamente com todos aqui da tropa da 3ª companhia, esperamos realizar um bom comando, todos juntos, em prol de uma segurança, por um sociedade que merece um serviço de qualidade”, disse Antônio Dias ao assumir o comando.

O Tenente furtado deixa o serviço ativo e irá para reserva, após 35 anos servindo a PM. “Nosso agradecimento, em nome do comandante do 4º Batalhão e do Comandante Geral da Polícia Militar do Estado do Maranhão, nossos agradecimentos por ter prestado esses 35 anos de serviço ativo de forma exemplar”, disse o Major Gilberto, Subcomandante do 4º Batalhão.

A 3ª Companhia do 4º BPM abrange os municípios de Loreto, Sambaíba, São Felix de Balsas e São Raimundo das Mangabeiras.

Tenente Furtado, à esquerda, deixa o comandando da companhia após quase três anos. 


terça-feira, 13 de setembro de 2016

Pesquisa Econométrica aponta vitória de Rodrigo Coêlho em São Raimundo das Mangabeiras


Rodrigo Coêlho, do PCdoB, aparece com 56,5% das intenções de votos em pesquisa realizada pelo instituto Econométrica, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados (estimulada). Ítalo Cardoso, do PSDB, aparece com 38,9%. Nulos somam 1,3%, Não souberam ou não responderam 3,3%.

Na pesquisa espontânea, onde os eleitores são perguntados em quem votariam para prefeito se as eleições fossem hoje, sem apresentação dos nomes dos candidatos, Rodrigo lidera com 51,9%, Ítalo aparece com 33,2%. Não souberam ou não responderam 14,9%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 27 e 28 de agosto, em várias partes do município e foi registrada no TSE em 7 de setembro de 2016, sob protocolo de número MA-02189/2016. Foram ouvidos 301 eleitores. A margem de erro é de 5,3% e o intervalo de confiabilidade é de 95%.

Rodrigo Coêlho e Ítalo Cardoso, candidatos a prefeito de São Raimundo das Mangabeiras.


quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Iniciada recuperação de escola atingida por incêndio em São Raimundo das Mangabeiras


Teve início nessa quarta-feira, 07, a recuperação da escola estadual São Raimundo Nonato, Em São Raimundo das Mangabeiras. A escola foi atingida por um incêndio no fim da manhã do dia 29 de agosto (VEJA AQUI).

“Para a alegria de toda comunidade Escolar recebemos hoje, neste 7 de setembro, a Empresa Golden que já iniciou a Reforma de nossa querida Escola São Raimundo Nonato depois do incêndio. Muita agilidade de nosso Governador Flávio Dino”, escreveu a diretora da escola, Selene, no seu perfil do Facebook.

O incêndio teve início em barracas do festejo do padroeiro do município. As barracas faziam parte do tradicional “Parazão” e serviam para a venda de bebidas e comidas. Carros pipa foram usados para controlar as chamas.

A reforma está sendo feita pelo governo estadual com a parceria do governo municipal.



terça-feira, 6 de setembro de 2016

TRE pede tropas federais para São Raimundo das Mangabeiras e outros 43 municípios


O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) deferiu o pedido de envio de tropas federais feito por 44 cidades maranhenses, mas ainda aguarda a autorização do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para saber em quais cidades haverá o reforço de forças federais nas eleições de 2016.

Dentre os municípios que pediram o reforço estão Amarante do Maranhão, Araióses, Água Doce do Maranhão, Arame, Bacuri, Barra do Corda, Fernando Falcão, Benedito Leite, Bequimão, Bom Lugar, Buriti, Buriticupu, Bom Jesus das Selvas, Cajari, Carolina, Codó, Coelho Neto, Coroatá, Cururupu, Guimarães, Lago da Pedra, Matinha, Olinda Nova do Maranhão.

Além das cidades de Mirador, Sucupira do Norte, Passagem Franca, Buriti Bravo, Penalva, Pinheiro, Pedro do Rosário, Presidente Sarney, Santa Helena, Turilândia, Santa Luzia, Santa Luzia do Paruá, Santa Rita, São José de Ribamar, São Luís, São Raimundo das Mangabeiras, Sambaíba, São Vicente Férrer, Tuntum, Tutóia e São Mateus.

Em 2014, 26 municípios do Maranhão receberam o reforço como, por exemplo: São Luís, São José de Ribamar, Coroatá, Buriticupu, Bom Jesus das Selvas, São Vicente de Férrer, Cajapió, Codó, Bacabal, Chapadinha, Colinas, Grajaú, Itaipava do Grajaú, Formosa da Serra Negra, Paço do Lumiar, Raposa, Santa Luzia, Alto Alegre do Pindaré, Barra do Corda, Fernando Falcão, Jenipapo das Vieiras, São Mateus, Zé Doca, Santa Luzia do Paruá, Nova Olinda e Benedito Leite.

Eleição em números 


Neste ano, 4.611.247 maranhenses poderão participar do processo eleitoral,segundo dados atualizados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) . A pesquisa também apontou que houve uma redução de 115.383 eleitores para este pleito em relação à 2014, quando o número de eleitores era de 4.495.864.

Segundo o TSE, a justificativa é que outras 29 cidades passaram pelo recadastramento biométrico. Com isso, o número de eleitores tende a cair devido a transferências de domicílio, mortes, idade apenas para voto facultativo, entre outros.

Os eleitores na faixa etária entre 25 e 29 anos também são a maioria, representado 12,29% das pessoas aptas a votar no Maranhão. São Luís segue sendo a cidade com o maior número de eleitores, totalizando 659.779. Imperatriz tem o segundo maior eleitorado, com 151.858 eleitores.

O primeiro turno das eleições 2016 ocorre no dia 2 de outubro, das 8h às 17h.

Fonte: Jornal Floripa