Páginas

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Lideranças políticas de São Raimundo das Mangabeiras participam da I Marcha Municipalista do MA

Irmão Leonardo e Rodrigo Coêlho.
São Raimundo das Mangabeiras estava representada na I Marcha Municipalista do Maranhão, realizada nestes dias 29 e 30 de outubro, no Rio Poty Hotel, em São Luís. Dentre as lideranças que marcaram presença, estavam: Rodrigo Coêlho, vereador Irmão Leonardo e vereador Jessé Resplandes.

A I Marcha Municipalista do Maranhão teve como tema “Crise e Conscientização – Prefeitos Em Busca de Soluções”, uma alusão às dificuldades financeiras pelas quais passam os municípios devido a queda constante de repasses do FPM.

Segundo a FAMEM, somente nos últimos três meses deste ano, as cidades maranhenses foram penalizadas com a perda de mais de R$ 100 milhões de recursos do Fundo de Participação dos Municípios, situação que está tornando quase que impraticável as administrações públicas municipais.

Idealizado pela Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM, o evento reuniu agentes da classe política (prefeitos e prefeitas; vereadores, deputados estaduais, deputados federais, senadores; além do governador Flávio Dino) e representantes de vários segmentos da sociedade que, juntos, irão discutir soluções para a situação de crise financeira vivida pelas cidades maranhenses.

Irmão Leonardo e Jessé Resplandes.

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Irmão Leonardo participa da I Marcha Municipalista do Maranhão


O vereador Irmão Leonardo, presidente da Câmara de São Raimundo das Mangabeiras, está participando da I Marcha Municipalista do Maranhão, que acontece nesta quinta e sexta-feira, no Rio Poty Hotel, em São Luís.

O evento é idealizado pela Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM) e reune agentes da classe política (prefeitos e prefeitas; vereadores, deputados estaduais, deputados federais, senadores; além do governador Flávio Dino) e representantes de vários segmentos da sociedade que, juntos, irão discutir soluções para a situação de crise financeira vivida pelas cidades maranhenses.

Segundo a FAMEM, somente nos últimos três meses deste ano, as cidades maranhenses foram penalizadas com a perda de mais de R$ 100 milhões de recursos do Fundo de Participação dos Municípios, situação que está tornando quase que impraticável as administrações públicas municipais.

A I Marcha Municipalista do Maranhão tem como tema “Crise e Conscientização – Prefeitos Em Busca de Soluções”, uma alusão às dificuldades financeiras pelas quais passam os municípios devido a queda constante de repasses do FPM.




Escola Moranguinho realiza festa em homenagem aos professores da escola


A Escola Moranguinho realizou no sábado, 24 de outubro, uma homenagem aos professores da escola. O evento foi coordenado pela professora Alba Passarinho.

Segundo Alba, o evento foi em sinal de “gratidão e carinho” a todos os professores. “Todos consideraram a melhor e mais completa festa de professor já vivida pelo seleto quadro docente”, ponderou, acrescentando que “Teresinha Brito (proprietária da escola) está mais feliz de todos, por seu grupo estar todo unido, reunido e feliz”.

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Professores e alunos do IFMA de São Raimundo das Mangabeiras participam de seminário ambiental


Com o objetivo de debater o desenvolvimento sustentável e temas afins, estudantes do curso de Meio Ambiente no Campus São Raimundo das Mangabeiras participaram do 2º Seminário Ambiental, realizado em Imperatriz. Ao todo, 32 alunos do terceiro ano (ensino médio integrado) viajaram à região tocantina, acompanhados dos professores Leandro Barbosa do Amaral Guimarães, coordenador do curso, e Rosimiro Araújo do Nascimento.

Segundo informações dos organizadores, o evento ocorreu entre os dias 14 e 16 de setembro, e teve como tema “Cidade Sustentável e Cidadania”. Abordaram-se questões ligadas ao urbanismo (planejamento, mobilidade e arborização), prevenção de desastres, áreas de proteção permanente, parques e áreas verdes, consumo sustentável, educação ambiental, agenda e responsabilidade socioambiental no setor público, uso racional dos recursos, gestão integrada de resíduos, qualidade de vida no trabalho, dentre outras.

Entre os palestrantes do Seminário, servidores do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e promotoria de justiça, professores do IFMA e da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e representantes de entidades, além da participação de Hamza Rafeeq, embaixador de Trinidad e Tobago no Brasil.

“Foi muito gratificante participar do evento, e ainda ver a empolgação dos alunos em se depararem com projetos que foram implantados”, disse Leandro Guimarães, que teve a oportunidade de ministrar uma palestra. O professor ressaltou que algumas iniciativas poderão ser implantadas no Campus Mangabeiras, como a agenda ambiental para a administração pública (A3P) e projetos sobre educação ambiental.

Para os participantes do IFMA, o Seminário Ambiental se consolida como evento técnico e científico referente ao tema da sustentabilidade urbana e cidadania, pela proposta de abordar os desafios e oportunidades para que as cidades tenham um desenvolvimento sustentável. Consideraram ainda que foi apresentada uma visão ampla do assunto do ponto de vista ambiental, social e econômico.

Evento sem fins lucrativos, o 2º Seminário Ambiental foi organizado pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMMAM) com o apoio da Prefeitura de Imperatriz e parceria da Associação dos Municípios da Região Tocantina (AMRT).

Participantes discutiram desenvolvimento sustentável, urbanismo e cidadania
Fonte: Portal IFMA

Câmara de São Raimundo das Mangabeiras realiza sessão itinerante no Assentamento Bacuri



A sessão ordinária da Câmara de Vereadores de São Raimundo das Mangabeiras desta segunda-feira, 26 de outubro, foi realizada de forma itinerante, no Assentamento Bacuri. Durante a sessão, os vereadores ouviram as reinvindicações de moradores do assentamento, que reivindicaram, principalmente, a melhoria das ruas, a iluminação pública e o sistema de abastecimento de água da localidade.

O presidente da Câmara, Irmão Leonardo, destacou que a realização das sessões itinerantes visa discutir ações para o orçamento de 2016, que está em tramitação na casa. “Um dos objetivos nesta oportunidade é também trazer a câmara para perto do cidadão e desta comunidade, para que, juntos, a gente possa discutir as ações e pensarmos aquilo que nós queremos que conste no nosso orçamento para o ano de 2016”, disse.

Fizeram uso da palavra durante a sessão os vereadores (as): Socorro Melo, Edivaldo Guimarães, Emerson Cardoso, Jessé Resplandes, Alessandra Alvarenga, Cobra e Júlio da Foto Layser. As falas dos vereadores abrangeram as questões de infraestrutura do assentamento, como melhoria das ruas, abastecimento de água, iluminação pública e saúde.

Os vereadores Edivaldo Guimarães, Emerson Cardoso, Cobra, Jessé Resplandes e Júlio da Foto Layser falaram ainda de questões ambientais da região, principalmente do Riacho Faca, que enfrenta problemas com barragens. Foi destacado que, com o apoio dos vereadores, recentemente, uma barragem foi destruída, onde os Vereadores Edivaldo, Cobra, Leonardo e Emerson participaram da ação.

Estavam presentes à sessão nove dos onze vereadores: Alessandra Alvarenga, Cobra, Edivaldo Guimarães, Emerson Cardoso, Jessé Resplandes, Júlio da Foto Layser, Irmão Leonardo, Nonato Brito e Socorro Melo.

Público que fez uso da palavra durante a sessão: Osmano, presidente da associação de moradores, Ginaldo Luís, Manoel Luis, Felix da Hosana, José Iglesio, Pastor Lourenço, Nazi e Francisco Santana, que além de morador do Assentamento é Secretário Municipal de Agricultura.

Para este ano, ainda está prevista a realização de uma sessão itinerante no Povoado Canto Grande, em data a ser definida.

domingo, 25 de outubro de 2015

Irmão Leonardo prestigia Conferência de Políticas para as Mulheres realizada na Câmara


O Presidente da Câmara de Vereadores de São Raimundo das Mangabeiras, Irmão Leonardo, prestigiou neste sábado, 24 de outubro, a Conferência Intermunicipal de Políticas para as Mulheres, realizada no auditório da Câmara. O evento reuniu representantes de seis municípios da região: Benedito Leite, Loreto, Sambaíba, São Domingos do Azeitão, São Felix de Balsas e São Raimundo das Mangabeiras.

Em seu discurso, na abertura do evento, Irmão Leonardo falou da importância do fortalecimento das políticas públicas para as mulheres, desejou uma boa conferência a todos e colocou a câmara à disposição para ajudar no que estiver ao seu alcance para o fortalecimento dessas políticas.

“Quero desejar a todos uma boa conferência, dizer aqui à Secretária Adjunta de Estado da Mulher, Susan Lucena, e ao Felix Resplandes, superintendente, e a todos vocês que estão aqui, dos municípios vizinhos, que a Câmara Municipal de São Raimundo das Mangabeiras estará sempre de portas abertas para servir no for possível”, disse Irmão Leonardo.

A Conferência debateu a importância de políticas públicas para as mulheres, bem como apresentou demandas para que estas políticas sejam implantadas, dentre as quais, a melhoria do atendimento de saúde, com a realização de mamografias e outros exames, e a garantia dos direitos das mulheres, através da implantação de delegacias da mulher, secretarias ou coordenadorias da mulher nos municípios.

Entre os dias 11 e 13 de novembro será realizada a 4ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres (4ª CEPM), em São Luís, sob a coordenação da Secretaria de Estado da Mulher (SEMU) e do Conselho Estadual da Mulher (CEM-MA).


Dia Nacional da Juventude é comemorado com caminhada em São Raimundo das Mangabeiras


A Pastoral da Juventude de São Raimundo das Mangabeiras realizou na sexta-feira, 23 de outubro, uma caminhada pelas principais ruas da cidade para lembrar o Dia Nacional da Juventude (DNJ), que neste ano completou 30 anos. O evento contou com o apoio de diversas instituições, como a UMES (União Municipal dos Estudantes).

O Dia Nacional da Juventude (DNJ) é comemorado, geralmente, no último domingo de outubro, mas neste ano, especialmente, teve a data de realização antecipada para que os jovens que pretendem prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não sejam prejudicados.

História

No ano de 1985, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) escolheu o quarto domingo do mês de outubro para celebrar o Dia Nacional da Juventude. As pastorais da juventude eram as únicas organizadas nacionalmente.

Dessa forma, a CNBB confiou-lhes o protagonismo dessa celebração. Nas últimas décadas tem crescido visualmente outras expressões de juventude na Igreja Católica.

Assim, a partir do ano de 2011, com a criação de uma Coordenação Nacional de Jovens, o DNJ passa a ser organizado por elas.
 


Felix Resplandes avalia de forma positiva Conferência Intermunicipal de Políticas para as Mulheres


O Superintendente Regional de Articulação Política de São Raimundo das Mangabeiras, Felix Resplandes, participou neste sábado, 24 de outubro, da Conferência Intermunicipal de Políticas para as Mulheres, que abrangeu os seis municípios que compõem a Superintendência: Benedito Leite, Loreto, Sambaíba, São Domingos do Azeitão, São Felix de Balsas e São Raimundo das Mangabeiras.

A conferência foi mediada por Susan Lucena, Secretária Adjunta de Estado da Mulher, juntamente com uma equipe da Secretaria de Estado. Os Assessores da Superintendência, Wagner Araújo, de Loreto, e Jean Paulo, de São Domingos do Azeitão, também participaram do evento.

Engajado na mobilização das cidades da região, Felix avaliou que o evento atendeu as expectativas. “Fizemos uma grande conferência, as propostas tiradas daqui servirão de objeto de cobrança para o governador, para que as mulheres possam ocupar o seu espaço, que é da sua necessidade, e fazer o equilíbrio entre os gêneros. Com a presença da Secretária Adjunta, a Susan Lucena, e a sua equipe da Secretaria de Estado Mulher, com o apoio do município, do prefeito, das secretarias municipais e também dos outros gestores municipais, nós fizemos uma grande conferência intermunicipal”, disse Felix.

Susan Lucena, Secretária Adjunta de Estado da Mulher, disse que a conferência foi “a mais positiva possível” e ressaltou que as mulheres que participaram do evento “passaram a conhecer um pouco mais dos seus direitos para que possam acessá-los da melhor forma possível”.

A Conferência debateu a importância de políticas públicas para as mulheres, bem como apresentou demandas para que estas políticas sejam implantadas, dentre as quais, a melhoria do atendimento de saúde, com a realização de mamografias e outros exames, e a garantia dos direitos das mulheres, através da implantação de delegacias da mulher, secretarias ou coordenadorias da mulher nos municípios.

Entre os dias 11 e 13 de novembro será realizada a 4ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres (4ª CEPM), em São Luís, sob a coordenação da Secretaria de Estado da Mulher (SEMU) e do Conselho Estadual da Mulher (CEM-MA).

Felix Resplandes, Superintendente Regional, Jozivane Rodrigues, vereadora de Loreto, Wagner Araújo, Assessor da Superintendência, e Susan Lucena, Secretária Adjunta de Estado da Mulher.



Professora Teresinha Brito recebe homenagens pela passagem do seu aniversário


A Professora Teresinha Brito, proprietária da Escola Moranguinho e atual Secretária de Educação de São Raimundo das Mangabeiras, comemorou mais um aniversario no dia 22 de outubro. Para comemorar a data, a Coordenadora da Escola Moranguinho, Alba Passarinho, organizou uma confraternização para homenagear a aniversariante.

“Teresinha ficou muito  feliz com o carinho e consideração a ela dispensados, pelos que diariamente  aprendem com ela grandes lições  de vida e maestria”, avaliou Alba.

A festa contou com a presença de professores e demais funcionários da Escola Moranguinho, além de familiares e outros amigos de Teresinha.

Realizada Conferência Intermunicipal de Políticas para as Mulheres em São Raimundo das Mangabeiras



Foi realizada neste sábado, 24 de outubro, no Auditório da Câmara de Vereadores de São Raimundo das Mangabeiras, a Conferência Intermunicipal de Políticas para as Mulheres, abrangendo os seis municípios da região denominada Baixo Balsas: Benedito Leite, Loreto, Sambaíba, São Domingos do Azeitão, São Felix de Balsas e São Raimundo das Mangabeiras.

A Conferência debateu a importância de políticas públicas para as mulheres, bem como apresentou demandas para que essas políticas sejam implantadas, dentre as quais, a melhoria do atendimento de saúde, com a realização de mamografias e outros exames, e a garantia dos direitos das mulheres, através da implantação de delegacias da mulher, secretarias ou coordenadorias da mulher nos municípios.

Susan Lucena, Secretária Adjunta de Estado da Mulher, disse que a conferência foi “a mais positiva possível” e ressaltou que as mulheres que participaram do evento “passaram a conhecer um pouco mais dos seus direitos para que possam acessá-los da melhor forma possível”.

“Discutimos muito a questão da participação das mulheres nos espaços de poder. Espaços estes muito pouco acessados por nós. Infelizmente nós ocupamos apenas 10% [dos cargos], seja no parlamento seja no executivo, é uma participação muito ínfima, muito reduzida, já que nós, mulheres, no estado do Maranhão, somos 54% da população. No Brasil, nós somos 52%. Precisamos lutar cada vez mais para que nós possamos ter uma sociedade igual, em que homens e mulheres tenham atuação paritária, tenham atuação igual nos espaços de poder”, enfatizou Susan.

Marenice Lima, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de São Raimundo das Mangabeiras, destacou a importância das mulheres trabalhadoras rurais terem participado do evento.

“A gente considera que é um evento muito importante porque foram discutidos os direitos das mulheres, as políticas que são voltadas para as mulheres, que muitas das mulheres trabalhadoras rurais ainda não sabem, não conhecem, não tem acesso a essas políticas. A gente discutiu a questão da autonomia das mulheres, das mulheres no poder, que infelizmente a gente ainda somos muito poucas no poder legislativo e executivo, e que a gente precisa cada vez mais que as mulheres tenham esse empoderamento e participe mais da vida política do nosso Brasil, do nosso Maranhão e do nosso Município”, destacou Marenice.

Felix Resplandes, Superintendente Regional de Articulação Política de São Raimundo das Mangabeiras, que ajudou a fazer mobilização nos municípios da região, destacou que o evento atendeu as expectativas.

“Fizemos uma grande conferência, as propostas tiradas daqui servirão de objeto de cobrança para o governador, para que as mulheres possam ocupar o seu espaço, que é da sua necessidade, e fazer o equilíbrio entre os gêneros. Com a presença da Secretária Adjunta, a Susan Lucena, e a sua equipe da Secretaria de Estado Mulher, com o apoio do município, do prefeito, das secretarias municipais e também dos outros gestores municipais, nós fizemos uma grande conferência intermunicipal”, disse Felix.

A Mesa de abertura da Conferência foi composta por: Susan Lucena, Secretária Adjunta de Estado da Mulher; Professora Teresinha Brito, Secretária Municipal de Educação de São Raimundo das Mangabeiras, que representou o Prefeito Francismar Carvalho; Irmão Leonardo, vereador, Presidente da Câmara de São Raimundo das Mangabeiras; Felix Resplandes, Superintendente Regional de Articulação Política de São Raimundo das Mangabeiras, que representou Marcio Jerry, Secretário de Estado de Articulação Política; Jozivane Rodrigues, vereadora de Loreto; Angelina Costa dos Santos, Vereadora de São Domingos do Azeitão; Marenice Lima, Presidente do STTR (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais) de São Raimundo das Mangabeiras; Maria Luciane Coelho de Sousa, Secretária de Finanças do STTR de Loreto; Lucimar Lima Coelho de Sousa, Diretora Regional de Educação de Balsas; Iraci Barros, Secretária de Finanças do STTR de São Domingos do Azeitão; Luziany Santos e Silva, Secretária de Cultura de Sambaíba; Maria José, Secretária de Saúde de São Raimundo das Mangabeiras; Betânia Maia, Secretária de Assistência Social de São Raimundo das Mangabeiras; e Wagner Araújo e Jean Paulo, Assessores da Regional de Articulação Política de São Raimundo das Mangabeiras.

Entre os dias 11 e 13 de novembro será realizada a 4ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres (4ª CEPM), em São Luís, sob a coordenação da Secretaria de Estado da Mulher (SEMU) e do Conselho Estadual da Mulher (CEM-MA).



Veja mais fotos na Página do Blog no Facebook.

Foi realizada neste sábado, 24 de outubro, no Auditório da Câmara de Vereadores de São Raimundo das Mangabeiras, a...
Posted by Memórias de Mangabeiras on Domingo, 25 de outubro de 2015


sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Usuários do SUS em São Raimundo das Mangabeiras são beneficiados com cadeiras de Rodas e de banho



Foram entregues nesta quinta-feira, 22 de outubro, cadeiras de rodas e de banho a oito usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) em São Raimundo das Mangabeiras. Foram entregues sete cadeiras de rodas e três cadeiras de banho. As cadeiras fazem parte do programa de órteses e próteses do Ministério da Saúde e foram confeccionadas sob medida para cada paciente.

A entrega, realizada na Unidade Básica de Saúde Derocy Milhomem, foi feita por representantes da Secretaria de Saúde de São Raimundo das Mangabeiras, como a Secretária Maria José e a Assistente Social do NASF Conceição de Maria, e por representantes da Secretaria de Saúde de Imperatriz, o OuvidorSUS Francisco Duvalle e o assessor chefe de gabinete Robério dos Santos. Imperatriz é o município polo com o qual São Raimundo das Mangabeiras é pactuado.

A Secretária de Saúde, Maria José, disse que a entrega das cadeiras proporciona “qualidade de vida aos nossos pacientes e também aos nossos cuidadores”. Ela explicou ainda como as cadeiras chegam ao município.

“É um programa do ministério da saúde, de próteses e órteses, e nós temos a pactuação do nosso município referenciado para Imperatriz. Os nossos processos são feitos mediante as visitas dos agentes comunitários de saúde, quando eles veem a necessidade de que esse paciente realmente precisa de cadeira de rodas eles entram em contato com a equipe deles, daí passa para o núcleo de apoio à saúde da família, que é o NASF, onde nós temos a assistente social, o fisioterapeuta, o nutricionista, que vão acompanhar esse paciente, vão fazer relatórios, envia para Imperatriz e é dado entrada no processo. A gente vai continuar realizando esses processos e na proporção que forem sendo liberados por Imperatriz a gente vai entregar para os demais pacientes que precisam”, explicou.

O representante da ouvidora do SUS, Francisco Duvalle, destacou que o trabalho que culminou com a entrega das cadeiras envolveu diversas pessoas. “Vimos aqui a emoção das pessoas recebendo essas cadeiras de rodas, agradecendo o trabalho de toda a equipe, desde os agentes que estão no campo, da secretária de saúde, dos agentes de saúde, do fisioterapeuta, que cuidou das medidas, da assistente social, que é a Conceição de Maria, e do Prefeito Francismar, inclusive contamos com a presença do vereador Cobra. Nesse ato eu estou representando a ouvidoria do SUS, a pedido da Secretaria de Saúde de Imperatriz, acompanhado do assessor chefe de gabinete, que é o Robério dos Santos, e que esse material possa ser de bom uso para todos”, disse.

A assistente Social do NASF, Conceição de Maria, destacou que o trâmite para a obtenção do beneficio é demorado, uma vez que, depois de enviada a documentação, o tramite legal não depende de São Raimundo das Mangabeiras. “Tem todo um processo que é demorado. O que depende do município, e dos profissionais aqui, a gente faz, depois é a secretaria de estado através da Secretaria de Imperatriz”. As cadeiras entregues nesta quinta-feira haviam sido solicitadas em 2013 para 10 pacientes, no entanto dois deles vieram a óbito neste período e as cadeiras que vieram para eles retornaram para Imperatriz, uma vez que foram feitas sob medida.

A Dona Maria de Jesus Freira da Silva Soares, filha da beneficiária Julia Madalena da Silva, que já havia recebido a cadeira de banho, disse que ficou “muito feliz” em receber a cadeira de rodas, que a mesma ajudará na locomoção da paciente e agradeceu a todos que ajudaram no processo. “Agradeço muito a eles e a Deus”.

Pacientes que receberam as cadeiras nesta quinta-feira, 22 de outubro de 2015: José Moreira da Silva, Cicero Neves de Carvalho, Rita Sousa de Araújo, Rosa Ferreira Lima, Diego da Silva Bezerra, Júlia Madalena da Silva, Francisco de Assis Sá Silva, Gabriel Luis de Sousa. Pacientes que faleceram no decorrer do processo: Maria da Silva Leite e Basília Maria da Conceição, que chegou a ser beneficiada com a cadeira de banho.

Saiba mais sobre o programa de órteses e próteses AQUI.



Veja mais fotos na Página da Prefeitura no Facebook.

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Promotor averigua irregularidades ambientais no Riacho Cachoeira; Um inquérito civil será instaurado


O Promotor de justiça da Comarca de São Raimundo das Mangabeiras, Thiago Barbosa Bernardo, realizou nesta terça-feira, 20 de outubro, visita a algumas chácaras e à nascente do Riacho Cachoeira, responsável pelo abastecimento de água na cidade. As visitas foram para averiguar denuncias de irregularidades ambientais, pois neste domingo, 18, o riacho apresentou volume de água abaixo do habitual, causando preocupação à população.

O promotor informou que dentre os problemas encontrados estavam algumas barreiras e barricadas em determinados pontos do riacho e o fato da área mínima de preservação permanente não estar sendo mantida. “A partir disso, colhemos os nomes desse pessoal que tem irregularidades, vamos convidá-los para virem à promotoria para tomar as medidas cabíveis, vamos orientar inicialmente e posteriormente poderemos tomar outras medidas”, explicou o promotor.

O promotor informou ainda que irá instaurar um inquérito civil “para acompanhar de perto essa situação” e que vai “requisitar ao município que contrate profissionais habilitados” para que apresentem laudos técnicos desde as nascentes do Riacho Cachoeira até o seu final “e partir disso tomar outras medidas legais, judiciais, se necessário”.

O representante do Ministério Público estava acompanhado de policiais militares, incluindo o comandante do policiamento na cidade, Tenente Furtado, de representantes da Secretaria de Meio Ambiente, de Agricultura e do departamento de comunicação do município, dos vereadores Irmão Leonardo e Cobra, dentre outras pessoas.

Fotos do Riacho Cachoeira com pouca água, que circulam nas redes sociais desde domingo, 18, causaram preocupação nos mangabeirenses (VEJA AQUI). Os internautas relatam que é preciso fazer algo para salvar o riacho e cobraram um posicionamento das autoridades. Nesta segunda-feira, 19, o assunto foi bastante debatido na sessão ordinária da câmara de vereadores, que contou com a presença do promotor de justiça, da secretária de Meio Ambiente, Joanice Costa, do delegado da Polícia Civil, Erich Feitosa Gomes, do Diretor regional da AGERP, Aldecy Pereira, dentre outros.


Veja mais fotos na Página do Blog no Facebook.

O Promotor de justiça da Comarca de São Raimundo das Mangabeiras, Thiago Barbosa Bernardo, realizou nesta terça-feira,...
Posted by Memórias de Mangabeiras on Terça, 20 de outubro de 2015

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Professoras da Escola Infantil Raio de Sol são homenageadas com passeio ao Balneário Pedra Caída


Neste domingo, dia 18 de outubro, as professoras da Escola Infantil Raio de Sol, de São Raimundo das Mangabeiras, receberam como presente do dia do Professor um passeio ao Complexo Turístico Pedra Caída, em Carolina.

O passeio foi uma iniciativa da coordenadora da escola, Aline Barros, em parceira com todos os pais da escola, que adotaram a ideia é contribuíram para que o passeio fosse realizado.

“Em nome de todo o quadro de funcionárias da escola, e em especial as nossas queridas professoras, agradeço de coração a todos os pais dos baixinhos, que não mediram esforços para a viagem acontecer, a tia Belcy, diretora, e também os amigos da escola, Rodrigo Coêlho, Ronaldo, Irmão Leonardo, Vanda Carvalho e Junior Batateira”, agradeceu Aline, que classificou a viagem como um sucesso. “Todas tiveram um verdadeiro dia de princesa e reconhecimento pelo belíssimo trabalho que vêm executando na Escola Infantil Raio de Sol. Parabéns, queridas professoras”.


Fotos do Riacho Cachoeira com pouca água causam preocupação nos mangabeirenses

Desde domingo, 18 de outubro, que circulam nas redes sociais, nos perfis de pessoas que residem ou que são filhos de São Raimundo das Mangabeiras, imagens do Balneário Cachoeira com pouca água. Internautas relatam que é preciso fazer algo para salvar o riacho.

Muitos culpam o desmatamento às margens do riacho, outros alegam que a água está sendo desviada para encher tanques para a criação de peixes. Alguns propõem a organização de uma manifestação pública para cobrar as autoridades, outros estão se mobilizando para irem à câmara pedir providencias por parte dos vereadores. confira algumas publicações extraídas das mídias sociais, Facebook e WhatsApp:




Santa Cruz é o campeão da serie A do Campeonato Mangabeirense de Futebol 2015


Foi realizada neste domingo, 18 de outubro, a final da serie A do Campeonato Mangabeirense de Futebol 2015. O Santa Cruz sagrou-se campeão da competição ao vencer o B13 por 3 X 0.

Ao final do jogo foi feita a premiação da competição. Foram entregues medalhas aos jogadores do time campeão e vice, assim como troféus de campeão e vice, melhor técnico, destaque da competição, melhor goleiro e artilheiro.

Melhor técnico: Santa Cruz – Esquerda;

Destaque: Santa Cruz – Denilson;

Melhor goleiro: Santa Cruz – Sula;

Artilheiro: Caxias – Sandrelo.

O Secretário de Cultura, Juventude, Esporte e Turismo, Junior Batateira, avaliou de forma positiva o Campeonato. Ele parabenizou a todos os envolvidos e disse que continuará emprenhado para buscar mais recursos para o esporte, principalmente para a melhoria da estrutura do campo de futebol. “O campeonato de Mangabeiras está nota dez no quesito organização, ainda está faltando à questão da estrutura, mas vamos continuar lutando por mais recursos para o esporte de Mangabeiras... Quero parabenizar a todos, os mais de quinhentos atletas diretamente envolvidos, centenas de pessoas indiretamente, como comissão técnica, e o público que sempre nos prestigiou”.

O Campeonato Mangabeirense de Futebol 2015 teve início em abril, com 23 times, divididos entre a série A e a série B. A competição é realizada pela Prefeitura Municipal de São Raimundo das Mangabeiras, através do Departamento de Esporte da Secretaria de Cultura, Juventude, Esporte e Turismo.

Além do apoio da prefeitura na organização, os times contaram com a parceria de empresas e pessoas físicas.

O jogo foi transmitido ao vivo através da Rádio Comunitária FM Rio Neves, tendo como narrador o coordenador de Esporte Alex Biel, comentários e reportagens de Dayron Alves e Sirley Pereira.

O Secretário Junior Batateira fez a entrega da premiação auxiliado por outras lideranças políticas do município presentes ao Campo Ipiranga.

Atlético é o campeão da serie B do Campeonato Mangabeirense de Futebol 2015


Foi realizada nesta sábado, 17 de outubro, a final da serie B do Campeonato Mangabeirense de Futebol 2015. O atlético sagrou-se campeão da competição ao vencer o Vila Ceci nos pênaltis. No tempo normal, o jogo terminou empatado em 2×2.

Ao final do jogo foi feita a premiação da competição. Foram entregues medalhas aos jogadores do time campeão e vice, assim como troféus de campeão e vice, melhor técnico, destaque da competição, melhor goleiro e artilheiro.

Melhor técnico: Vila Ceci – Jairo e Dominguinhos;

Destaque: Atlético – Weriky;

Melhor goleiro: atlético – Tiago Marques;

Artilheiro: Cala Boca – Daniel.

O Campeonato Mangabeirense de Futebol 2015 teve início em abril, com 23 times, divididos entre a série A e a série B. A competição é realizada pela Prefeitura Municipal de São Raimundo das Mangabeiras, através do Departamento de Esporte da Secretaria de Cultura, Juventude, Esporte e Turismo.

Além do apoio da prefeitura na organização, os times contaram com a parceria de empresas e pessoas físicas.

O jogo foi transmitido ao vivo através da Rádio Comunitária FM Rio Neves, tendo como narrador o coordenador de Esporte Alex Biel, comentários e reportagens de Dayron Alves e Sirley Pereira.

O Secretário Junior Batateira fez a entrega da premiação auxiliado por outras lideranças políticas do município presentes ao Campo Ipiranga.


sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Alerta sobre baixa umidade do ar inclui São Raimundo das Mangabeiras


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), por meio do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos (Alert-AS), emitiu alerta sobre o perigo da baixa umidade relativa do ar no Maranhão até este sábado (17). São Raimundo das Mangabeiras está entre as cidades.

Ao todo, 106 municípios das regiões centro, oeste, leste e sul maranhense estão na zona de alerta para os riscos potenciais à saúde. Segundo o Inmet, a umidade pode variar entre 10% e 25% no período.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), nessas condições, deve-se evitar exercícios físicos ao ar livre entre 10h e 16h; umidificar o ambiente por meio de vaporizadores, toalhas molhadas ou recipientes com água; permanecer em locais protegidos do sol; consumir água à vontade; evitar aglomerações em ambientes fechados; e usar soro fisiológico para olhos e narinas, para evitar o ressecamento.

A baixa umidade relativa do ar e as altas temperaturas favorecem ainda a ocorrência de queimadas. Na terra indígena Arariboia, um terço da região de mata já foi consumido pelo fogo.

Veja AQUI a lista completa de municípios em alerta pela baixa umidade.

Com Informações do site G1/MA

São Raimundo das Mangabeiras sedia Assembleia Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável


Foi realizada nesta quinta-feira, 15 de outubro, em São Raimundo das Mangabeiras, a Assembleia Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável Cerrado Sul Maranhense. O evento aconteceu no auditório da Câmara de Vereadores e contou com a participação de representantes do poder público e da sociedade civil dos municípios que compõem o Território de Desenvolvimento Rural Sustentável Cerrado Sul Maranhense.

Durante a Assembleia foi apresentado o processo de construção do Território do Cerrado Sul, o contexto nacional e estadual da política de desenvolvimento dos territórios rurais e o sistema SAF/AGERP com enfoque na política de desenvolvimento territorial. Foram realizadas também discussões em grupo, onde foram discutidas prioridades para a atuação do colegiado territorial e a indicação de membros para a composição do referido colegiado, composto por dois representantes da sociedade civil organizada e dois representantes do poder público de cada município que faz parte do território.

O evento foi mediado por Aldecy Pereira, Gerente Regional da AGERP/Balsas (Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão). Aldecy foi um dos articuladores da criação do Território de Desenvolvimento Rural Sustentável Cerrado Sul Maranhense, em 2009. À época, Aldecy era Secretário de Agricultura de São Raimundo das Mangabeiras. Atualmente, o território é coordenado por Pedro Paulo, representante da sociedade civil de Loreto.

Representantes de diversas instituições, tanto governamentais quanto da sociedade civil, prestigiaram o evento, dentre os quais: Felix Resplandes, Superintendente de Articulação Regional de São Raimundo das Mangabeiras; Irmão Leonardo, presidente da Câmara de São Raimundo das Mangabeiras; Francisco Santana, Secretário de Agricultura de São Raimundo das Mangabeiras; Joaquim Alves, Secretário de Política Agrícola e Meio Ambiente da Fetaema e membro do conselho estadual de desenvolvimento rural sustentável; Pedro Pascoal, diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) da Agerp; Roberto Vargas, vice-prefeito de São Pedro dos Crentes; Asaf Sobrinho, vereador de São Pedro dos Crentes; e Ana Amélia, Irmã de São José.

O Território de Desenvolvimento Rural Sustentável Cerrado Sul Maranhense é composto por 16 municípios: Alto Parnaíba, Balsas, Benedito Leite, Carolina, Feira Nova do Maranhão, Formosa da Serra Negra, Fortaleza dos Nogueiras, Loreto, Nova Colinas, Riachão, Sambaíba, São Domingos do Azeitão, São Felix de Balsas, São Pedro dos Crentes, São Raimundo das Mangabeiras e Tasso Fragoso.

Fotos do evento na página do blog Memórias de Mangabeiras no Facebook.


Foi realizada nesta quinta-feira, 15 de outubro, em São Raimundo das Mangabeiras, a Assembleia Territorial de...
Posted by Memórias de Mangabeiras on Sexta, 16 de outubro de 2015



quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Decisão obriga Estado a garantir tratamento para criança mangabeirense com doença cardíaca

O Estado do Maranhão terá que assegurar tratamento médico adequado ao paciente Jonatas da Silva Morais, morador de São Raimundo das Mangabeiras, que é portador de uma doença cardíaca identificada como Comunicação Interatrial (CIA), que ocorre quando existe um pequeno orifício entre as duas câmaras do coração chamadas de átrios.

Saiba mais sobre o caso do Jonatas AQUI

A decisão judicial, do último dia 9, foi motivada por Ação do Ministério Público do Maranhão, com pedido de liminar em defesa da saúde, e prevê que o tratamento ocorra em hospital que disponha de capacidade técnica para a realização de consultas em regime de urgência e exames cardiológicos.

Na própria decisão, a Justiça indica que a possível cirurgia para fechamento do CIA na criança será analisada, após a realização de novos exames.

A medida deve ser cumprida imediatamente após o Estado ser notificado. Caso a descumpra, foi estabelecida multa diária no valor de R$ 500,00.

ENTENDA O CASO
No dia 6 de outubro, a mãe de Jonatas, Elza Barbosa da Silva, compareceu à Promotoria de Justiça de São Raimundo das Mangabeiras para relatar a situação do filho. De posse de exames que diagnosticaram o problema de saúde dele, que necessita urgentemente de cirurgia, conforme orientação médica, e diante da impossibilidade da família arcar com os custos do tratamento, a mãe solicitou a intervenção do Ministério Público.

Elza relatou, ainda, que, por diversas vezes, buscou o tratamento nas redes públicas de saúde do município de São Raimundo das Mangabeiras e do Estado do Maranhão, mas não teve êxito, já que não oferecem o serviço necessário. O diagnóstico só foi possível em um hospital particular de Teresina (PI).

No requerimento ao Ministério Público, a mãe anexou cópias de exames de ecocardiograma e imagens tomográficas computadorizadas do órgão, ficha de atendimento hospitalar e informações do hospital sobre a cirurgia. Também foi apresentado o orçamento de uma empresa para a realização do procedimento cirúrgico no valor de R$ 51.700,00.

Devido à gravidade da situação da criança, que sofre crises epilépticas há cerca de cinco anos e necessita inicialmente da cirurgia no coração para, posteriormente, realizar outra cirurgia e ter sua saúde regenerada completamente, o promotor de justiça Thiago Barbosa Bernardo, titular da promotoria da comarca, ingressou com a Ação Ordinária para Defesa de Direito Indisponível, com pedido de liminar, no dia 7.

Dois dias após, no dia 9, a juíza da comarca, Lyanne Pompeu de Sousa Brasil, concedeu a liminar. "Não há tempo hábil para providências administrativas por esta Promotoria de Justiça, pois Jonatas se encontra em estado visível de enfermidade e debilidade, tendo entrado por diversas vezes no hospital municipal com crises convulsivas, inclusive em sala de aula, no momento de seu estudo", argumentou o membro do MPMA.

Fonte: Ministério Público do Maranhão


quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Fazenda de São Raimundo das Mangabeiras é destacada no evento “O Futuro da agricultura no Brasil”

Criação de boi na Fazenda Santa Luzia, em São Raimundo das Mangabeiras.  Foto: João Batista Passos - Memórias de Mangabeiras.
A Fazenda Santa Luzia, sediada em São Raimundo das Mangabeiras, foi destaque no evento “O Futuro da agricultura no Brasil”, promovido pela RTRS e que reuniu especialistas e produtores em São Paulo. A Fazenda é destaque na implantação do sistema ILPF (Integração Lavoura-Pecuária-Floresta). Em junho, a fazenda realizou um dia de campo, em parceria com a Embrapa, onde o sistema foi apresentado (Veja Aqui).

A sustentabilidade e as certificações na cultura de soja foram o tema do evento promovido na última semana pela Associação Internacional de Soja Responsável (RTRS), em São Paulo. Com o tema “O futuro da agricultura no Brasil”, o encontro foi o 10º da RTRS no Brasil, realizado no último dia 7, no auditório da Dow, em São Paulo, reunindo especialistas do setor, membros da associação e público em geral.

De acordo com Daniel Meyer, gerente de Desenvolvimento de Mercado da RTRS no Brasil, ainda há um longo caminho para ser percorrido, mas a produção de soja responsável já é uma realidade brasileira e as expectativas são muito positivas. “O Brasil conta com um milhão de tonelada de soja certificada até o momento. A previsão é de que encerremos o ano com a marca de 1,25 milhão de toneladas”, afirmou.

Na opinião dos participantes, a certificação é sinônimo de conservação dos recursos naturais e do bem-estar da sociedade e dos colaboradores. É importante também porque muda a valorização do produto e do empreendimento. “Os produtores que buscam a certificação estão trilhando um caminho certo, buscando melhorias, redução do uso de produtos químicos na lavoura e controle biológico. A RTRS inovou e continua inovando neste quesito”, declarou Meyer.

A apresentação de Aline Locks, gerente geral da Aliança da Terra, destacou o Programa Produzindo Certo, uma parceria da Bayer, Yara, Unilever e Santander no auxílio à certificação RTRS para produtores. O programa é uma inciativa de um grupo de empresas comprometidas com a produção responsável e tem o objetivo de oferecer aos produtores brasileiros que estão “produzindo certo” um benefício econômico a longo prazo e diluir o custo da produção da soja responsável em toda a cadeia de fornecimento.

A meta do programa em 2015 é fomentar a originação de 150 mil toneladas de soja RTRS em duas regiões: Rio Verde (GO) e Uberlândia (MG). Para os produtores, o benefício de participar é sair de um modelo de negócio que envolve diversas tarefas e a busca pelo lucro para ter sustentabilidade e praticar um modelo que envolve a parceria e auxílio da Aliança da Terra e empresas apoiadoras para alcançar a sustentabilidade.

O coordenador do programa ILPF (Integração Lavoura-Pecuária-Floresta) da Embrapa Meio-Norte para a região de MATOPIBA, Marcos Teixeira, apresentou este modelo de produção que alia sustentabilidade com aumento de produtividade. “Isso é possível graças à adoção de técnicas e práticas, aumentando a produtividade em relação à monocultura de soja. É possível produzir mais na mesma área, acumular carbono e contribuir assim para a questão das mudanças climáticas globais”, disse.

A Fazenda Santa Luzia, em São Raimundo das Mangabeiras, é exemplo de um empreendimento que pratica a ILPF, que permite produzir mais, por mais tempo e ocupando menos espaço de terra. Do produtor Oswaldo Massao Ishii, a fazenda está em processo de certificação e deixou de praticar a monocultura de soja há 10 anos e passou a adotar a rotação de culturas e criação de gado, o que melhorou o rendimento da propriedade. A mudança permitiu agregar valor à fazenda e implementar a pecuária dentro do processo produtivo, fornecendo renda o ano inteiro. Segundo Adelmo Oliveira Gomes, gerente da Fazenda Santa Luzia, a certificação virá como um prêmio. “Almejamos a certificação e estamos investindo para isso, tanto em melhorias físicas quanto técnicas. O reconhecimento que teremos será extremamente gratificante”.

Teorias e resultados

O evento contou também com a participação da economista agrícola Bárbara Farinelli, que apresentou uma pesquisa em desenvolvimento pelo Banco Mundial e que retrata a importância da gestão de riscos agropecuários no Brasil. De acordo com o estudo, o Brasil perde 1% de crescimento do PIB Agrícola anualmente por riscos extremos. “Estas perdas podem ser reduzidas com uma melhor gestão”, ressaltou Bárbara.

O material levou em conta a identificação de oito importantes riscos agropecuários e visualizou a participação de sistemas de transferência de riscos agropecuários, sistemas integrados de informação de riscos agropecuários, redução de riscos do comércio exterior, planejamento integrado da agrologística, integração da gestão de riscos e de recursos naturais e o sistema integrado de geração e transferência de tecnologias na agenda do sistema agropecuário brasileiro.

A palestra de Alexandre Sene Pinto, representante da BUG Agentes Biológicos, apresentou os avanços no controle biológico de pragas. O final do evento contou com uma mesa redonda, que reuniu todos os palestrantes e foi marcada pela convicção unânime da importância da certificação para o desenvolvimento sustentável da agricultura do Brasil.

Sobre a RTRS

Fundada em 2006, a Associação Internacional de Soja Responsável (RTRS) é uma iniciativa internacional pioneira formada pelos principais representantes da cadeia de valor da soja, como produtores, indústria, comércio, finanças e a sociedade civil. Os atores dessas diferentes áreas se reúnem em torno de um objetivo comum, garantindo o diálogo e a tomada de decisão por consenso. A missão da entidade é promover o uso e o crescimento da produção sustentável de soja e, por meio do Padrão RTRS de Produção Responsável da Soja, aplicável mundialmente, garantir uma produção ambientalmente correta, socialmente adequada e economicamente viável. É hoje o sistema mais confiável e avançado do mercado de soja brasileiro para alcançar a sustentabilidade. Atualmente a RTRS conta com mais de 180 membros dos países do mundo inteiro. www.responsiblesoy.org/pt.

Fonte: segs.com.br