Fonte: Comunicação Prefeitura de São Raimundo das Mangabeiras
A campanha mundial “Outubro Rosa”, de combate ao câncer de mama, foi trabalhada em São Raimundo das Mangabeiras por meio da “Campanha de prevenção do câncer de mama e colo de útero”, desenvolvida pela Unidade Básica de Saúde (UBS) Alice Farias, em parceria com o NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), contando com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde. Durante a campanha foram realizadas palestras, exames preventivos e encerrou uma “caminhada rosa” nesta quarta-feira, dia 22.
A campanha na Unidade Saúde foi desenvolvida entre os dias 20 e 22, tendo inicio com a palestra “Promoção da saúde da mulher e prevenção de câncer de mama e colo do útero”, com o médico clínico geral Yunier Urquiza (Junier), realizada no dia 20. Nos dias 21 e 22 foram feitas coletas de preventivos, avaliação clínica da mama e orientação para o auto-exame, sob a responsabilidade das enfermeiras Alessandra Alvarenga e Aurea Patrícia.
A dona Creuza Sousa, de 56 anos, que fez exames preventivos durante a campanha, contou que foi avisada pela sua filha sobre a realização da campanha na Unidade de Saúde, que para ela, “é muito boa”, pois ajuda na prevenção do câncer. Sabendo da importância da conscientização e da prevenção da doença, dona Creuza se comprometeu em “convidar mais pessoas para que a nossa cidade fique com bastante saúde”.
A campanha encerrou com uma caminhada pelas ruas do Bairro Vila Cardoso, onde a UBS está sediada, e contou com a participação de servidores e moradores do bairro.
A Unidade Básica de Saúde Alice Farias é coordenada por Nívia Ferreira. O NASF é coordenado por Agatha Maia. Servidores da Unidade de Saúde, Agentes de Saúde e servidores de outros órgãos da gestão municipal auxiliaram nas atividades desenvolvidas durante a campanha.
Outubro Rosa
O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.
A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo-SP. No dia 02 de outubro de 2002 quando foi comemorado os 70 Anos do Encerramento da Revolução, o monumento ficou iluminado de rosa “num período efêmero” como relembra o secretário da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC, o Coronel PM (reformado) Mário Fonseca Ventura.
Essa iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, que com o apoio de uma conceituada empresa europeia de cosméticos iluminaram de rosa o Obelisco do Ibirapuera em alusão ao Outubro Rosa.
Para saber mais sobre o Outubro Rosa, clique AQUI.