Fonte: Comunicação Prefeitura de São Raimundo das Mangabeiras
A Secretaria de Saúde de São Raimundo das Mangabeiras comemorou na segunda-feira, 07 de abril, o Dia Mundial da Saúde, com diversos atendimentos realizados na Unidade Mista de Saúde São Raimundo Nonato, entre as 08 e 17 horas. Foram disponibilizados à população testes rápidos de HIV, Hepatite B e C, Sífilis, Tipagem Sanguínea, além de consultas com nutricionista, fonoaudiólogo e realização de exames preventivos, como o do Câncer do Colo do Útero.
Entre os dias 31 de março e 4 de abril, a secretaria realizou, através da Rádio Comunitária FM Rio Neves, esclarecimentos sobre o funcionamento de diversos setores da saúde municipal, que contou com a presença dos profissionais responsáveis por cada setor, como: A Secretária de Saúde, Maria José Maia; A Coordenadora da Estratégia de Saúde da Família, Kalina Ribeiro; A diretora do Hospital São Raimundo Nonato, Helba Cunha; O Coordenador da Vigilância Epidemiológica, Anildo Oliveira; O Coordenador da Vigilância Sanitária, José de Ribamar (Zezeca); A Coordenadora do Samu, Layanne Rocha; O Coordenador de Saúde Bucal, Demerval Araújo; e a Coordenadora do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), Agatha Maia.
Segundo a Secretária de Saúde, Maria José, durante as entrevistas à Rádio, os profissionais informaram à população “como é que funciona o trabalho da saúde” e ressaltaram a importância da participação da população no sentido de ajudar a identificar “deficiências no atendimento de cada setor”, o que ajuda a melhorar a relação da secretaria com a população.
Cidadão mangabeirense faz exame rápido durante o Dia Mundial da Saúde. |
Sobre o Dia Mundial da Saúde
O dia mundial da saúde foi criado em 1948, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), através da preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de saúde das pessoas do mundo, bem como alertar sobre os principais problemas que podem atingir a população.
Ter saúde é garantir a condição de bem estar das pessoas, envolvendo os aspectos físicos, mentais e sociais das mesmas, em harmonia, definição dada segundo a OMS.
É necessário que informações acerca da higiene, doenças, lixões, aterros sanitários, dentre outras, cheguem à população, pois dessa forma o governo faz um trabalho preventivo, melhorando a saúde da população e diminuindo gastos com a saúde pública.
Sendo de responsabilidade dos governantes, a saúde pública deve ser levada a sério tanto pelos municípios, estados e governo federal. Esses devem cuidar de aspectos ligados às suas responsabilidades, capacidades e verbas.
Saúde em São Raimundo das Mangabeiras
A Saúde em São Raimundo das Mangabeiras é de “Atenção Básica”, com isso, os recursos destinados ao município são para atender às exigências preconizadas pelo Ministério da Saúde para este tipo de atendimento. A rede municipal conta atualmente com 7 unidades básicas de saúde, sendo quatro na zona urbana (Centro, Vila Cardoso, São José e Vila Ceci) e três na zona rural (Morro do Chupé, Vale Verde e Assentamento Bacuri) , além da Unidade Mista de Saúde São Raimundo Nonato;
A Atenção Básica é o primeiro nível de atenção em saúde e se caracteriza por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na situação de saúde das coletividades. Saiba mais sobre a organização da Atenção Básica através da Política Nacional de Atenção Básica.
O Coordenador da Vigilância Epidemiológica, Anildo Oliveira, durante entrevista à Rádio FM Rio Neves. |
A Coordenadora do NASF, Agatha Maia, fala à população durante programação do Dia Mundial da Saúde. |
O Coordenador da Vigilância Sanitária José de Ribamar durante entrevista à Rádio FM Rio Neves. |