A data da conferência foi discutida durante uma reunião do conselho do território, realizada em Balsas, no dia 26 de junho, onde foi escolhia a comissão de organização da conferência e definida a quantidade de delegados para cada cidade.
Aldecy Pereira, Secretario de Agricultura de São Raimundo das Mangabeiras e Coordenador do Território, diz que a conferência será dividida em 7 eixos-temáticos.
“Os eixos-temáticos tem a ver com a questão do desenvolvimento sócio econômico do Brasil rural e o fortalecimento da agricultura familiar; a reforma agraria e a democratização do acesso a terra; abordagem territorial como estratégia de desenvolvimento rural e promoção da qualidade de vida; gestão e participação social; autonomia das mulheres; autonomia e emancipação da juventude rural e promoção do etnodesenvolvimento”, destaca Aldecy.
A conferencia vai escolher delegados para a Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, que acontecerá em São Luis no mês de outubro.
“A gente espera que os 16 municípios do nosso território compareçam em massa e possam apresentar suas demandas locais pra gente apresentar no documento final do território as demandas de desenvolvimento rural sustentável e solidário que caracterize e identifique o nosso território”, enfatiza Aldecy.
PROGRAMAÇÃO – 08:00h as 18:00h
1º - Credenciamento.
2ª - Aprovação do regulamento interno da conferência.
3º - Abertura oficial.
4º - Apresentação do Documento de Referência e outros documentos.
5º - Debate e elaboração das proposições nos trabalhos de grupo com 4 eixos gerais:
Grupo 1 – Eixo 1 – Desenvolvimento Socioeconômico e Ambiental do Brasil Rural e Fortalecimento da Agricultura Familiar e da Agroecologia;
Grupo 2 – Eixo 2 – Reforma Agrária e Democratização do acesso a Terra e dos Recursos Naturais;
Grupo 3 – Eixo 3 – Abordagem Territorial como Estratégia de Desenvolvimento Rural e Promoção da Qualidade de Vida;
Grupo 4 – Eixo 4 – Gestão e Participação Social.
OBS. Todos os grupos terão que discutir e apresentar propostas aos 3 eixos transversais: (5) Autonomia das Mulheres Rurais; (6) Autonomia e emancipação da Juventude Rural e (7) Promoção do Etnodesenvolvimento.
6º - Plenária final – Constituição do Grupo de Trabalho para acompanhar o processo de elaboração, qualificação, revisão, ou atualização do PTDRSS Cerrado Sul MA.
7º - Documentos Territoriais – Registro da Conferência, proposições que subsidiarão os Planos Territoriais.
O Território de Desenvolvimento Rural Sustentável Cerrado
Sul Maranhense foi criado em 2009.