Páginas

sábado, 28 de abril de 2012

Partidos articulam coligações para as eleições 2012 em São Raimundo das Mangabeiras

Representantes de diretórios municipais de 5 partidos políticos de São Raimundo das Mangabeiras (MA) - PCdoB, PT, PSB, PSL e PTB, estiveram reunidos na tarde deste sábado, 28, para debater estratégias de coligações para as eleições municipais deste ano. Na reunião, ficou decidido que os partidos se dividirão em 2 coligações, tendo PCdoB, PT e PSB em uma, e PSL e PTB em outra, tendo a possibilidade, nesse ultimo caso, de adesões de outros partidos.

Cada coligação deverá contar com 22 candidatos, sendo que PSB e PSL tendem a ter o maior numero de candidatos.

Foi debatido na reunião que os partidos, os cinco, iniciam um projeto politico, tanto para 2012 como para 2014, quando os mesmos deverão apoiar Flávio Dino (PC do B), na eleição para o governo do estado, com expectativa de adesões de outros partidos. No município, em 2012 , os partidos apoiarão o prefeito Francismar Carvalho (PMDB), que tentará a reeleição.

Eleições em São Raimundo das Mangabeiras

Os partidos citados, exceto PMDB, foram os únicos que, até o momento, divulgaram estratégias para as eleições de vereador. Na disputa pela prefeitura, a tendência é que dois candidatos travem a disputa, Francismar Carvalho (PMDB), empresário e atual prefeito, e Ítalo Cardoso (PRP), advogado.


terça-feira, 17 de abril de 2012

Ex-prefeito de São Raimundo das Mangabeiras é condenado por ato de improbidade administrativa

O Ministério Público Federal no Maranhão (MPF/MA) conseguiu na Justiça Federal a condenação do ex-prefeito de São Raimundo de Mangabeiras, José Francisco Coelho, por omissão na prestação de contas de recursos repassados ao município pelo Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), em 2000.

A sentença é decorrente de uma ação de improbidade administrativa, movida pelo MPF, que pedia a condenação do ex-prefeito. Mesmo quando notificado, José Francisco Coelho não se apresentou à Justiça para prestar esclarecimentos sobre a prestação de contas das verbas repassadas ao município.

O FNDE repassou ao município a quantia de R$ 35.900,00, que deveriam ter sido aplicados para prestar assistência financeira, em caráter suplementar, às escolas públicas da educação básica.

Dessa forma, a Justiça Federal determinou a suspensão dos direitos políticos do ex-prefeito, ficando, este, inelegível por cinco anos, além de ficar proibido de receber incentivos fiscais ou benefícios, diretos e indiretos, por três anos. A Justiça determina, ainda, que o ex-prefeito pague multa civil, correspondente ao valor da sua remuneração durante o período como prefeito, e que ele arque com os custos do processo.

domingo, 15 de abril de 2012

Inaugurado novo prédio da Câmara de São Raimundo das Mangabeiras

Foi inaugurada no sábado, 14 de abril, a nova sede da Câmara de vereadores de São Raimundo das Mangabeiras, denominada “Casa do Povo Vereador João Carvalho”. A cerimônia de inauguração contou com a presença das autoridades municipais, politicas e eclesiais, bem como da população, que lotou o “Plenário Vereador Ovídio Machado”.

A mesa foi composta pelos vereadores e vereadoras: Ailton Costa, Alessandra Alvarenga, Ana Zefinha, Felix Resplandes, Joaquim Campina, Júlio da Foto Layser, Mauricio Dião e Socorro Melo; pelo prefeito, Francismar Carvalho e pelo vice-prefeito, Charlis Maia. Todos fizeram uso da palavra, exceto o vereador Ailton e o vereador Emir Alencar, que não participou da solenidade, por motivos superiores.

Durante a cerimônia, foram apresentadas à população as biografias dos ex-vereadores: João Carvalho, que dá nome ao prédio, e Ovídio Machado que dá nome ao plenário. Familiares de ambos compareceram à solenidade. João Carvalho, falecido em 1997, é pai do prefeito Francismar Carvalho. Ovídio Machado, foi vereador por 4 mandatos e faleceu em 2004.

Confira trechos dos discursos durante a solenidade de inauguração:

“Fico feliz em bem aplicar os recursos da câmara e hoje poder inaugurar este grande, bonito e importante prédio, deixando meu nome registrado, gravado e jamais apagado da história do poder legislativo mangabeirense”, disse a presidenta Socorro Melo na abertura dos discursos.

“Nós estamos de parabéns, porque entramos na história de nosso município, contribuindo, com mais essa grande obra que não é nossa (dos vereadores) e sim de vocês, do povo de Mangabeiras”, disse o vereador Júlio da Foto Layser durante seu discurso.

“Eu me sinto honrada de está fazendo parte dessa administração aqui, por está entregando essa casa para vocês, uma casa digna do povo de Mangabeiras. Meus parabéns São Raimundo das Mangabeiras”, declarou a vereadora Alessandra Alvarenga.

“Colegas vereadores, tenha certeza que grande será o nosso alcance, grande será o papel desta casa, no tempo, no espaço, nas situações de toda obra... A meu ver, uma câmara se constrói em clima de liberdade e plena conscientização”, disse a vereadora Ana Zefinha durante seu discurso.

“Hoje, pra mim, é um momento muito feliz porque nós estamos inaugurando a casa do povo....Essa obra, que dá todos os direitos de vocês (povo) virem à câmara, tem espaço, tem gabinete de todos os vereadores. Então, aqui é a casa que nós vamos receber vocês...”, disse o vereador Joaquim Campina durante sua fala.

“É muito gratificante participar de uma inauguração deste tamanho, nossa presidenta Socorro Melo, porque é aqui que nós vamos botar Mangabeiras em frente, colocar ela no seu devido lugar, na sua devida ordem...”, disse o vereador Mauricio Dião.

“Essa casa está sendo inaugurada hoje não é para luxo de vereador não. Ela está sendo inaugurada hoje é para acontecer os maiores embates, os maiores debates que tem que ser feito nesse município pelo bem de todos, principalmente daqueles que mais carece do vereador, do político e do representante do povo”, enfatizou o vereador Felix Resplandes.

“Dizer, a você presidente e a todos os vereadores, que vocês estão de parabéns, pelo trabalho que vocês fizeram, para que hoje colocasse aqui, diante do povo, um local onde o povo pudesse se referenciar e vir até aqui para dizer os seus anseios para com o município”, disse o vice-prefeito Charlis Maia.

“Quero parabenizar vossa excelência (presidenta Socorro Melo), com os demais pares dessa casa, pelo belíssimo trabalho e a demonstração com que vocês fizeram, aqui, esse belo prédio, que contará as histórias desse município por muitos e muitos anos. E aqui, é como o vereador Felix Resplandes diz, muitos embates haverão de ter para melhorar a qualidade de vida do nosso povo e o desenvolvimento do nosso município”, destacou o prefeito Francismar Carvalho.

Após a solenidade, foi servido um coquetel aos presentes, ao som da banda “Bonde dos Morenos”.


Álbum Completo