Páginas

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Ex-prefeito de São Raimundo das Mangabeiras, Francisco Cardoso, sofre acidente

Um acidente com uma Hilux e uma F4000 deixou 7 pessoas feridas na manhã deste sábado, dia 14 de novembro. O ex-prefeito de São Raimundo das Mangabeiras, Francisco Cardoso da Silva, foi uma das vítimas. Ele dirigia a Hilux quando, ao fazer uma ultrapassagem, bateu de frente com a F4000.

O ex-prefeito, a esposa dele e mais duas pessoas que estavam na Hilux foram encaminhados em 2 aviões para a cidade de São Luís por volta das 11 da manhã.

O acidente aconteceu na BR-230, na altura do quilômetro 291, a aproximadamente 20 km da cidade de São Raimundo das Mangabeiras. O caminhão F4000 vinha da cidade de Campina Grande, na Paraíba, com destino a Marabá, no Pará.

Segundo Vanusa, que estava na F4000, apenas um dos 3 ocupantes do veículo está com dores no abdômen e machucou a mão; os demais sofreram ferimentos leves e passam bem.

Ainda não há informações sobre o estado de saúde do ex-prefeito e dos demais ocupantes da Hilux.

domingo, 15 de novembro de 2009

Alunos da Universidade Federal do Pará participam de aulas práticas em São Raimundo das Mangabeiras


Fonte: Jornal O Cerradão

Alunos do terceiro ano, sexto semestre, do curso de geologia da Universidade Federal do Pará – UFPA realizam, neste mês de novembro, aulas práticas em São Raimundo das Mmangabeiras. A equipe de professores foi formada pelo geólogo, professor, diretor da faculdade de geologia da UFPA e coordenador da equipe, Fernando Pina, e os professores: Joel Macambira, geólogo especialista em geologia econômica; Roseane Sarges, geóloga especialista em geomorfologia; Rômulo Angélica, geólogo geoquímico; e Afonso Nogueira, geólogo especialista em sensoriamento remoto.

Os alunos foram divididos em duas equipes, a primeira, formada por 19 alunos, realiza estudo entre São Raimundo das Mangabeiras e o povoado Buritirana, a segunda equipe, que começa os trabalhos após a conclusão dos trabalhos da primeira, realiza estudos entre São Raimundo das Mangabeiras e a cidade de Sambaíba. Ambas realizam trabalhos de uma semana, sem dia de folga. Cada equipe é divida em grupos de 3 alunos com acompanhamento de 1 professor.

Segundo o professor Fernando Pina esse é o 30° ano de trabalho de mapeamento realizado na região. “São Raimundo das Mangabeiras foi escolhida por apresentar condições favoráveis a realização dos trabalhos, como acesso às áreas a serem estudas e condições para hospedar a equipe”.

Ainda Segundo Pina, o curso de geologia da UFPA possui 4 estrelas no ranking das melhores universidades, publicado pela editora Abril, estando em segundo lugar, atrás apenas do curso da USP que tem 5 estrelas.